(85) 3486-6056 | (85) 9 9999-2934 (Whatsapp)
 contato@walterpinheiro.com.br
13-ABRIL-QUEIMADURA

Queimaduras: Você sabe tudo?

São lesões nos tecidos que envolvem as diversas camadas do corpo e podem ser causadas pelo contato direto com substâncias químicas, superfície superaquecida, radiação solar, frio, eletricidade, entre outros.
Classificamos as queimaduras conforme a extensão e profundidade da lesão. Saber diferenciá-la é muito importante para que os primeiros cuidados sejam feitos corretamente.
QUEIMADURAS DE PRIMEIRO GRAU:
São queimaduras leves, nas quais ocorre um vermelhidão no local, seguida de inchaço e dor variável; não há formação de bolhas e a pele não se desprende; na evolução não surgem cicatrizes, mas a pele pode ficar um pouco escura no início, desaparecendo com o tempo.
QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU:
Há destruição maior da epiderme e derme, com dor mais intensa; normalmente aparecem bolhas no local ou desprendimento total ou parcial da pele afetada. A recuperação dos tecidos é mais lenta, podendo deixar cicatrizes e manchas claras ou escuras.
QUEIMADURAS DE TERCEIRO GRAU:
Ocorre destruição total de todas as camadas da pele, podendo o local ficar esbranquiçado ou carbonizado (escuro). A dor é geralmente discreta, pois a queimadura é tão profunda que danifica as terminações nervosas da pele; esses tipos de queimaduras podem ser muito graves e até fatais; na evolução, sempre deixam cicatrizes e pode ser necessário tratamento cirúrgico e fisioterápico para retirada de lesões e aderências que afetem a movimentação. Tardiamente, algumas cicatrizes podem ser foco de carcinomas de pele, e por isso, seu acompanhamento é de extrema importância.
Os tratamentos vão depender do grau de acometimento. Muita gente costuma se automedicar ou utiliza receitas caseiras para tentar resolver o problema, porém, nunca faça uso de sal, açúcar, pasta de dente ou qualquer outro produto, pois pode provocar complicações na queimadura.
Em caso de duvidas, procure seu dermatologista o quanto antes, pois ele é o profissional mais preparado para classificar o grau da queimadura e indicar o melhor tratamento.

Não existem comentários para este post.

Deixe seu comentário!